domingo, 11 de fevereiro de 2007

Aquecimento Global

AQUECIMENTO GLOBAL.

Olá amigos, quer burrice maior do que destruir o lugar onde você mora? E não é o que ESTAMOS FAZENDO com a Terra? Pois é, a soma de uma série de barbaridades praticadas contra o planeta está resultando, entre outras mazelas, no aquecimento global. Mas, engana-se quem imagina que esse é um “assunto” novo. Exemplo: em 1985 uma equipe britânica de uma base na Antártida descobriu um buraco na camada de ozônio da região devido a esse aquecimento. Isso, há mais de 20 anos! E o que fizeram a respeito? Depois das discussões inócuas habituais, NADA!

Os sinais de que algo muito ruim estava acontecendo foram vários, mas o modelo destrutivo de desenvolvimento assumido pelo mundo fez vistas grossas para o que acontecia e foi em frente. E pode piorar, e está piorando. Antigamente trabalhava-se com hipóteses, mas agora os cientistas já possuem exemplos claros de que, se uma mudança radical não for posta em prática, algo parecido com o inferno aguarda quem habitar esse planeta daqui a 100 anos, mas o caminho do purgatório já começa a ser trilhado. Exemplos práticos de que o homem está interferindo no clima da Terra: derretimento da calota polar, mudanças climatológicas radicais em várias regiões do mundo, aumento de tufões e furacões em regiões típicas desses fenômenos e ocorrências onde nunca havia acontecido algo similar (Santa Catarina, Brasil, por exemplo!).

Os EUA, que não assinou o PROTOCOLO DE KIOTO (redução de emissão de poluentes), consomem cerca de 40% de todos os recursos do planeta (população = 300 milhões de pessoas, o que representa 5% dos habitantes da Terra, aproximadamente). Já foi dito que o mundo não suporta “dois EUA”. Mas, a Índia (um bilhão de habitantes) e a China (um bilhão é trezentos milhões) trilham o mesmo caminho do consumo estadunidense. E esses dois países (existem vários outros) adotaram um sistema de crescimento a qualquer custo onde o que menos importa é a poluição. Como é que vai ser se as duas nações chegarem a um nível de consumo igual ao norte-americano? Eu acredito que estaremos todos fudi...!

No que diz respeito a esse modelo de desenvolvimento, ele não é nada menos do que uma grande armadilha. Dizem que a economia tem que crescer porque, se não for assim, não são gerados os milhões de novos empregos necessários todos os anos. O ridículo é que bilhões no mundo continuam desempregados, em um subemprego qualquer, ou ganhando um salário de merda! Essa última revolução industrial, ao contrário das demais, desempregou, mas não contratou logo em seguida. De qualquer forma, continuando a falar do tal modelo econômico, quem mais polui individualmente são os carros que entopem as ruas do mundo. A União Européia, acredito que foi nesta semana, que já está sentindo na própria pele um pedaço do purgatório citado (inverno “quente” em alguns países, chuvas devastadoras em outros, etc.), vendo a desgraça que se avizinha, determinou que os seus países membros devem reduzir a emissão de poluentes em 20% em um prazo de cerca de 10 anos. E quem está se posicionando contra? A indústria automobilística, principalmente a da Alemanha!

Bueno amigos, esse assunto é vastíssimo e tudo que eu queria com este pequeno texto, não sei se consegui, foi citar um exemplo de BURRICE global da qual nós participamos como atores e vítimas. A solução não é fácil uma vez que o problema vem sendo gerado, sem medo de exagerar, há séculos. Uma coisa é certa: ou muda ou estamos todos fudi...! Quer colaborar com a mudança? Deixe o seu carro na garagem pelo menos três dias por semana, por exemplo, e não vale se espelhar no mau exemplo do vizinho para acreditar que deve agir da mesma forma. Saudações ecológicas.

4 comentários:

patriaarmadaeroubada disse...

Fala aí, velho! Pois é... As coisas vão mal por aqui. Enquanto essa letargia mental tomar conta da população brasileira, estamos ferrados. E as cagadas começam em simples atos de ignorância que vemos no dia-a-dia. Só pra você ter uma idéia, dia desses eu estava no ponto esperando o busão pra ir pra casa e vi um maluco jogando um saquinho de salgadinho pela janela. E o cara tinha quase uns trinta anos!!! Quase xinguei o cara, véio! Absurdo! Fico indignado direto. Vejo isto a cada instante. O pior é você ver a criança, na frente da mãe, pegar um panfleto na mão e, ali, na frente da coroa, sem a menor cerimônia, dispensar o b.o no chão. E a lerda da mãe só falta bater palma... Fazer o quê?
As escolas estão uma bosta. A educação, que deveria vir do berço, passa longe. E o governo??? Burocratas senis e insanos, preocupados com o seu próprio nariz e com a grana, muita grana, que eles roubam de nós, marionetes desse sistema falido. Você sabia que um simples chicletinho que jogamos no chão leva 5 anos para se decompor? Isso sem contar as garrafas plásticas e as de vidro, que não se sabe até hoje quanto tempo leva para se decompor.
Sendo assim, vamos lá! Joguemos e incentivemos (ou fechemos nossos olhos) nossos filhos a jogarem todo tipo de porcaria no chão, pois, como já ouvi por aí, "Se não tiver lixo, os garis não têm serviço". Como é mesmo o título??? Mundoburrosa. Entendi. Perfeito. Vamos mudar isso aí. Vamos educar nossas crianças. Vamos educar nosso povo. Como você mesmo diz, já fomos país do futuro, agora somos emergentes... Qual próximo passo? Submergentes? Estamos a um passo do abismo. Tomara que não venhamos a dar esse passo à frente... "Hay qui endurecerse siempre, pero sin perder la ternura jamais". É isso aí. Hasta la victoria siempre! Saudações anarquistas.
Grande abraço.

Niva dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Niva dos Santos disse...

Não sei o que eu fiz, mas excluí um comentário! Mas, vai de novo. Eu havia escrito que uma vez perguntaram para um político das antigas (um careca que era dono do Unibanco, acho que foi para o Carvalho Pinto (!!). Aliás, é preciso que se fale, no Brasil banco pratica agiotagem legalizada, roubo com a benção de Brasília!!)sobre a situação do Brasil.

Resposta - "Antes o país estava à beira do abismo. Agora nós já demos um passo"". Haaaaa...., isso continuem dando passos!!

Brimo, você está corretíssimo - êta povinho porco esse nosso!! E só percebem isso em dia de enchente! Basta ver a sujeira acumulada no terreno da Sabesp perto da minha casa, graças a nossa vergonhosa prefeitura que parece os três macaquinhos clássicos que nada enxergam, escutam ou falam. É Por isso que eu continuo repetindo - Se tudo correr bem estamos fudidos!

Eu rasguei meu título/Não vou mais votar/Cansei de ser burro/Cansei de errar!!

Saudações anarquistas!

Unknown disse...

fogo no bruxo!